Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aberto Fórum de Direitos Humanos para população Transexual

Publicação:

20150521142856fonatran.jpg
Secretários Faccioli e Marcantônio abrem 1º FONATRAN

Ao abrir oficialmente o 1º Fórum Nacional de Pessoas Trans Negras e Negros (FONATRAN),  na noite dessa quarta-feira (20), o Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, destacou a organização do movimento LGBT e a importância do evento para a elaboração de um planejamento bem estruturado. Disse que o compromisso fundamental da Secretaria, compartilhado com a Prefeitura de Porto Alegre, é de fazer com que se ultrapasse o limite da tolerância, que pressupõe superioridade. 

Faccioli disse que é preciso que se trabalhe pela mudança de cultura, reconhecendo ser difícil mas não impossível.  Sugeriu ao grupo que, feito o diagnóstico e o planejamento das necessidades, não deixe de cobrar do poder público a execução dos resultados. 

A ativista e e idealizadora do FONATRAN, Jovana Cardoso da Silva, elogiou a presença dos Secretários de direitos Humanos (Estado e Município) no Fórum lembrando a maioria das autoridades não comparecem a eventos com público reduzido. Conforme ela "o poder público deve dar mais atenção a quem tem pouca atenção". Elogiou o Rio Grande do Sul pelo pioneirismo das conquistas de gênero criando jurisprudência para o julgamento de ações em outros Estados. 

O Secretário Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre, Luciano Marcantônio,  falou de preconceito e defendeu a compreensão entre as pessoas "onde todos entendam a alma que existe dentro de si. O segredo é agir a partir do amor", disse. 

O Secretário elogiou o trabalho desempenhado pela secretária adjunta Glória Crystal para o movimento LGBT e fez referência a Parada Gay de Porto Alegre, que, segundo ele, se constitui, hoje, num dos maiores eventos de integração da cidade, "unindo simpatizantes e não simpatizantes, num ambiente de entendimento e sem brigas" concluiu. 

A solenidade de abertura do Fórum teve, ainda, um show cultural com a cantora trans Valeria Houston.  

Também prestigiaram a solenidade de abertura do 1º FONATRAN a diretora do Departamento de Direitos Humanos da SJDH, Cíntia Bonder e a Coordenadora de Diversidade Sexual da Secretaria, Marina Reidel, que é uma das coordenadoras do Fórum.  

O 1º Fórum Nacional de Passoas Trans Negras e Negros está sendo realizado em Porto Alegre, na sede do PROCONRS, ( rua 7 de setembro, 723) até o próximo dia 23 (sábado). A programação abrange tópicos relativos aos direitos humanos da população trans afro-brasileira, envolvendo violações, combate à violência e ao racismo, além de abordar o desenvolvimento das políticas públicas locais e nacionais. Também será apresentada a carta de princípios do Fórum para discussão e aprovação durante o encontro. 

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos