Área social é destaque no Fórum ao Desenvolvimento Sustentável no Sul do Brasil

47310892 2017737504972359 1487119369539420160 o
Secretária Maria Helena Falou dos programas sociais no Forum de Desenvolvimento Sustentável

Os programas e ações sociais do Governo do Estado abriram o Fórum ao Desenvolvimento Sustentável no Sul do Brasil hoje (03) promovido pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Rede Pampa de Comunicação (TV Pampa, Rádio Liberdade e O Sul), com apoio do Ministério Público RS.

A secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, representou o governador José Ivo Sartori no evento e foi uma das palestrantes. Em sua fala destacou o programa que atua com base na cultura da paz e envolve crianças, adolescentes e jovens. “Nossos cuidados começam com o PIM que está presente em 247 municípios tendo beneficiado mais de 200 mil famílias e 250 mil crianças. Junto temos o Criança Feliz, presente em 82 municípios do Estado acompanhando mais de 5 mil e duzentas famílias e a CIPAVEs, presentes nas 2,5 mil escolas estaduais, com excelentes resultados como a redução, em 2018, de 60,3 % nos índices de agressões físicas em relação a 2017.

47323682 2017737848305658 2555539054749810688 o
Lideranças políticas e empresariais lotaram o auditório do MP-RS para debater a agenda 2020/30

A secretária ressaltou, também, os avanços do POD Socioeducativo que busca a reinserção social voltado aos jovens que se desligam da FASE. O Programa teve o número de vagas aumentado de 180 para 1.100 e tem sua eficiência comprovada por estudos científicos realizados. Conforme esse estudo entre os jovens que participaram o índice de mortalidade foi de 7,8% enquanto entre os jovens optantes pelo programa mas que NÃO participaram, o índice subiu para 17%.

Também participaram do Fórum ao Desenvolvimento Sustentável no Sul do Brasil a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; o procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dellazen; pelo diretor de planejamento financeiro do BRDE, Luiz Correa Noronha; o presidente da Rede Pampa de Comunicação, Alexandre Gadret; o deputado estadual Ernani Polo; o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan; o conselheiro do Tribunal de Contas do RS, Cesar Miola;; o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira; o presidente do sistema FIERGS, Gilberto Petry; o presidente do Sistema Fecomércio, Luis Carlos Bohn; o superintendente Estadual do Banco do Brasil, Edson Bundchen; o vice-presidente do BB, Irany de Oliveira Sant’anna; o representante do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Haroldo Machado Filho; o representante da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Carlo Pereira; a presidente do Sindirádio, Christina Gadret e o vice-presidente da Rede Pampa e coordenador do Fórum, Paulo Sérgio Pinto.