Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro da Juventude de Viamão volta a atender jovens do território

Publicação:

IMG 6874
Secretário Catarina Paladini disse que o POD é uma prioridade do governo e que tem como base o protagonismo juvenil - Foto: Maycon Grillo

Foi em clima de festa que o Centro da Juventude Viamão, do Programa de Oportunidades e Direitos, reabriu o atendimento nesta terça-feira, 26. Com música, dança e muita integração, jovens multiplicadores e pré-inscritos nas atividades, familiares e convidados da comunidade comemoraram a retomada das atividades. Representantes e jovens dos outros CJs também prestigiaram a cerimônia. 

O Centro da Juventude Viamão retomou o atendimento sob a gestão do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), que já é organização parceira do Estado na gestão do CJ Lomba do Pinheiro. O espaço ficou fechado para readequação das atividades conforme demandas do território. 

O frei Luciano Bruxel, diretor do CPCA, deu as boas vindas aos jovens e destacou a importância do trabalho de prevenção à violência. “Temos visto muitos jovens se perderem e perderem a vida por falta de oportunidades. Não podemos deixar mais essas tragédias acontecerem. Investir na juventude e na prevenção é salvar vidas e garantir um futuro melhor para toda a sociedade”, afirmou. Na mesma linha, o coordenador-geral do CJ, Alex Vidal, ressaltou o objetivo do Programa em atender as demandas dos jovens do território, gerando oportunidades e garantindo direitos. Ele também apresentou a equipe que vai trabalhar no local.    

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini participou da cerimônia e falou sobre o compromisso do governo estadual com o POD e a relevância das ações dos CJs para o futuro dos jovens. “É um Programa que continua sendo uma prioridade do governo e que tem como base esse protagonismo juvenil que estamos vendo aqui. Nos próximos meses teremos o investimento de mais de 2,5 milhões de reais para reformar e adequar este espaço, garantindo melhor qualidade e conforto às atividades e o atendimento de mais jovens”, concluiu. 

26184454 1618187 GDO
Muitas atividades marcaram o retorno dos trabalhos no CJ Viamão nesta terça-feira - Foto: Maycon Grillo

Também participaram do evento o comandante do 18º Batalhão da Brigada Militar, Major Itacir Ramos, o secretário geral de governo da Prefeitura de Viamão, Bira Camargo, e o coordenador da Juventude de Viamão, Renato Quintana. O evento teve músicas da banda do CJ Viamão, que vinha se reunindo e ensaiando mesmo durante o período de recesso. A turma da Lomba do Pinheiro cantou o rap Salve o CJ, de autoria da turma do POD no território, para dar as boas vindas aos novos inscritos. Também teve apresentação de danças. E a tarde terminou animada com integração e comilança, com salgadinhos e bolo para comemorar a reabertura do Centro de Juventude. 

Atividades

O CJ Viamão oferece os cursos de Auxiliar Administrativo, Inglês, Embelezamento e Barbearia, e oficinas de Música, Dança, Esportes, Artes e Cultura. Além disso, tem atividades de Comunicação Não Violenta e Justiça Restaurativa. Nestas primeiras duas semanas acontecem oficinas livres de artes, cultura, lazer e cidadania. Os cursos regulares terão início no dia 11 de março. 

As inscrições ficam abertas permanentemente. Para participar das atividades, basta ir até o local com um documento de identidade e o comprovante de matrícula (se estiver estudando). É preciso ter entre 15 e 24 anos e residir no território. Jovens com menos de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. O CJ Viamão fica na Escola Ana Jobim, na avenida Senador Salgado Filho, 2205 - Bairro Cecília, atrás da UPA. O telefone de contato, com whats app, é o (51) 99386 8004. O horário de funcionamento é de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Na sexta o CJ não funciona no turno da tarde. 

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos