Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Entrega da reforma do auditório da SSP garante melhorias para o treinamento de policiais

Publicação:

A64A1379
No local serão feitas as capacitações e treinamentos de agentes para atuarem especialmente no policiamento comunitário. - Foto: Sue Gotardo

Um espaço totalmente renovado e equipado vai completar a estrutura de formação e qualificação da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, entregou nesta quinta-feira, 27, a reforma do auditório da SSP, ao titular da Segurança, Cezar Schirmer. O investimento na obra, que é a última entrega do Programa de Oportunidades e Direitos em 2018, foi de R$ 917.900,83 em recursos do Estado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. 

A área total do espaço revitalizado tem aproximadamente mil metros quadrados. A estrutura conta com auditório, área técnica, camarim e hall. São 156 lugares e mais 4 espaços para cadeirantes. Também foi reformada a parte externa, para que fique integrada como área de convivência do prédio para atividades ao ar livre. No local serão feitas as capacitações e treinamentos de agentes para atuarem especialmente no policiamento comunitário. 

A secretária Maria Helena Sartori lembrou que desde a implantação do Programa de Oportunidades e Direitos, 1.300 policiais militares, civis e guardas municipais fizeram o curso. “Essa formação continuada que o POD está promovendo é um dos pilares básicos para conseguirmos construir uma cultura de paz. Estamos investindo nos jovens, para que eles tenham oportunidades e prevenir que eles se tornem vítimas da violência. E estamos investindo na segurança pública para termos pessoal qualificado para atuar não só no combate ao crime, mas no policiamento comunitário, na aproximação com as comunidades e na proteção das pessoas”, destacou Maria Helena. 

Além de completar a estrutura de formação da SSP, o auditório permitirá que as reuniões rotineiras com as comunidades aconteçam integrando todas as forças de segurança neste espaço, tornando a pasta uma referência em Políticas de Polícia Comunitária. O espaço que foi recuperado já abrigou um auditório anteriormente. Mas estava desativado há cerca de 12 anos. 

De acordo com Cezar Schirmer, o local tinha virado um depósito de equipamentos e móveis danificados, obsoletos e sem condições de serem aproveitados. “É um espaço grande e que precisávamos para nossas formações, reuniões e atividades, mas que estava sem nenhuma utilidade. Agora totalmente adequado às formações da segurança pública que são essenciais para a qualificação do pessoal que atua tanto em ações mais afirmativas de combate à criminalidade como na prevenção”, concluiu o secretário de Segurança Pública. 

O auditório foi totalmente modernizado e conta com acessibilidade plena, algo ele não possuía. Foram feitas melhorias em acústica e climatização, e está sendo equipado com sonorização e iluminação. 

SEGURANÇA CIDADÃ – EFETIVIDADE POLICIAL:

É dentro do Componente 2 que o Programa de Oportunidades e Direitos está garantindo investimentos em bases de policiamento comunitário integrado, viaturas, tecnologia e também no que é o mais importante e a essência da segurança pública: treinamento e qualificação de seus agentes. Mil e trezentos policiais militares, civis e guardas municipais já foram capacitados para atuar no policiamento comunitário nos seis territórios do componente 1 - PREVENÇÃO do POD. Esses treinamentos necessitam de espaço adequado, bem como todos os cursos e qualificações oferecidos pela Secretaria de Segurança Pública. Entre os investimentos do POD neste componente está a reforma do auditório da SSP. 

Em conjunto com os Centros de Juventude, está em andamento a implantação de seis bases de policiamento comunitário, que passam a ser referências no policiamento frente as demandas da população. Três delas são fixas (Lomba do Pinheiro, Rubem Berta e Viamão) e três móveis (Cruzeiro, Restinga e Alvorada), visando garantir espaços de convivência seguros nas comunidades, em especial para os jovens atendidos pelo Programa de Oportunidades e Direitos. O objetivo é que o jovem se sinta seguro na sua comunidade, melhorando o desenvolvimento pessoal e profissional e promovendo a cultura de paz. 

Já foram entregues as bases fixas de Viamão e do Rubem Berta. A obra da Delegacia Cidadã da Lomba do Pinheiro está em licitação. As bases móveis dos outros três territórios ficarão localizadas em motor homes, que serão entregues nas próximas semanas. Todas essas 6 bases contam com o suporte de equipes volantes. Cada região já recebeu uma van e 2 motocicletas que  estão sendo utilizadas no policiamento no entorno dos CJs desde julho. 

O POD também está investindo na modernização dos sistemas para ter dados mais qualificados e precisos da criminalidade. Um novo sistema de gestão de dados foi implantado no Observatório Estadual da Segurança Pública (Oesp), com o intuito de agilizar e facilitar a visualização das estatísticas de criminalidade em todos os municípios. O software Qlikview está sendo difundido para todos os gestores de segurança do RS, que podem acessar e acompanhar os dados em tempo real, atualizados diariamente. O Qlikview é uma solução desenvolvida para aperfeiçoar os processos de gestão operacional e administrativa, aprimorando o controle dos indicadores criminais. 

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos