Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jovens de programa do CIEE têm palestra motivacional de diretora da Secretaria de Justiça

Publicação:

53792553 837984349870258 7390493046774693888 n
Diretora Maria da Graça com jovens do CIEE-RS

O Centro de Integração Empresa Escola (Ciee-RS) deu início nessa quarta-feira (12) as oficinas gratuitas do programa de inclusão digital Cidadania e Talento.com, destinadas a estudantes com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. Podem participar jovens a partir de 14 anos que estejam matriculados em escolas da rede pública estadual. A diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria da Graça Paiva, participou da aula inaugural como palestrante onde compartilhou sua história de vida, a partir do tema “Pense Grande: Acreditando no seu Potencial”. 

54362931 994600280733111 682483179646353408 n
Oficineiros do programa Cidadania e Talento.com

Utilizando-se de fotos e ilustrações Maria da Graça Paiva relatou diferentes momentos da sua vida como os principais desafios e conquistas. Maria da Graça disse aos estudantes que algumas lições lhe acompanham durante toda a vida como “O que me incomoda, me desacomoda, me faz pensar sobre o tema e, para além do tema!”. Ela deixou mensagens, ainda, como: “Não desistir, perseverar, teimosia, sonhos, enfrentar desafios, gentileza gera gentileza, e nunca diga não – diga por que não – por que não eu? 

Ao final os estudantes foram convidados a interagir respondendo o que levam para suas vidas do que ouviram. Barbara Lemos, de 16 anos, disse que “Temos que acreditar mais em nosso potencial para que possamos nos dar bem no ambiente de trabalho. Devemos sempre fazer pelo coração, pela vontade de fazer o que mais gostamos”. Outra estudante, Jamili Tanski, disse: “Aprendi a seguir sempre em frente, com gentileza, nunca deixando meus objetivos de lado, e a acreditar em mim mesmo, acreditando que mesmo não tendo nada, posso conseguir tudo”! 

Ao final Maria da Graça Paiva agradeceu ao diretor do Ciee-RS, Cláudio Bins, e a coordenadora do programa, Priscila Santana, e afirmou que o objetivo de sensibilizar o grupo a se perceberem como cidadãos e cidadãs diferenciados e com talentos foi atingido.

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos