Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Março inicia com novas turmas nos Centros da Juventude

Publicação:

Aulas no CJ Cruzeiro (6)
POD oferece mais de 30 tipos de cursos de qualificação distribuídos entre os seis Centros da Juventude - Foto: Divulgação POD
Por Melina Fernades

Os Centros da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos têm novas turmas dos cursos profissionalizantes que iniciam agora em março. Todos os CJs estão com inscrições abertas. Os interessados também podem escolher oficinas de artes, cultura, esportes e lazer, além de atividades de cidadania. 

O calendário de atividades para o período de março a maio de 2019 foi divulgado no fim de fevereiro pelas coordenações dos Centros da Juventude. As atividades especiais de verão encerram nesta semana e já no dia 11 seguem os cursos e oficinas regulares. 

No CJ Viamão, que reabriu para o público no final de fevereiro, na próxima semana começam as turmas novas em todos os cursos profissionalizantes. Os interessados podem fazer a matrícula para Auxiliar Administrativo, Embelezamento, Barbearia e Inglês. Também tem oficinas de Dança, Teatro e Música, além das atividades de Justiça Restaurativa e Comunicação Não Violenta. 

Barbearia Cruzeiro (2)
Cursos na área de Embelezamento estão entre os mais procurados nos CJs do POD - Foto: Divulgação POD

Em Alvorada, tem turmas iniciando no curso de Maquiagem, tanto do módulo I como o do II. Também estão programadas oficinas de Teatro, Muay Thai, Futebol, Vôlei. O Centro da Juventude Rubem Berta recém começou as aulas de Maquiagem e Introdução ao Desenvolvimento de Software, e ainda tem vagas para os interessados. Nos próximos dias terá início o curso de Artesanato – Amigurumi e oficinas de Xadrez. 

A programação do trimestre do CJ Lomba do Pinheiro tem cursos de qualificação em Embelezamento em duas áreas: Dreads e Trançado e Faz a mão! (Esmaltação de unhas); também em duas áreas da gastronomia: Culinária Brasileira e PIZZAIOL@ EMPODERAD@ (massas, molhos e queijos vegetais); e mais duas áreas da Informática: Manutenção de Computadores e Informática para o Mercado de Trabalho. Outras turmas que iniciam em março são de Customização, Moda & Design; Noções Administrativas e Secretariado; Inglês níveis Iniciantes e Básico e ainda Formação de Oficineiros - Recreação e Lazer. Isso sem contar as oficinas esportivas, de artes e cultura e de cidadania e mais reforço escolar. 

Curso Gastronomia   Lomba do PInheiro
Alunos da Gastronomia têm conseguido inserção no mundo do trabalho por meio de parceiros do POD - Foto: Divulgação POD

Para a galera da Restinga, os cursos profissionalizantes oferecidos a partir de março são de Informática, Redes e Manutenção Computadores, Assistente Administrativo, Fotografia, Cabelos Afro, Mundo do Trabalho, Empreendedorismo e Culinária Saudável. O CJ também oferece oficinas de artes, cultura, esportes, lazer e cidadania. Na Cruzeiro, a próxima turma de um dos cursos mais procurados no território, de Barbearia e Embelezamento, terá início das atividades no dia 25 de março. E na primeira semana de abril, o território terá Mini Curso de Doces e Salgados e também novas turmas de Barbearia e Embelezamento e de Fotografia. 

Para se inscrever, o jovem deve ter entre 15 e 24 anos, escolher o CJ mais próximo de sua casa e ir até lá com documento de identificação e comprovante de residência. Quem ainda não fez 18 anos, precisa estar acompanhado de um responsável legal. Confira aqui os endereços e contatos dos Centros da Juventude do POD.

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos