Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Servidores da FPE participam de Roda de Conversa pelo fim da violência contra mulheres

Publicação:

1
Diretora Salma Farias Valencio disse que 2 % do PIB global é gasto no mundo com a violência praticada contra as mulheres

Como parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas” no RS, servidores da Fundação de Proteção Especial (FPE) participaram hoje (5) de Roda de Conversa sobre o tema. O evento abordou a tipificação das violências sofridas por mulheres e meninas e a conscientização de que a responsabilidade sobre esta questão é de todos. 

A diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da SDSTJDH, Salma Farias Valencio, abriu a Roda de Conversa relatando fato pessoal ocorrido hoje onde, também, foi vítima de agressão (verbal) por agente público machista. Em sua fala aos servidores informou que 2 % do PIB global é gasto no mundo com a violência praticada contra as mulheres. Salma manifestou, ainda, sua gratidão aos servidores da FPE “que além de seus afazeres pessoais são os verdadeiros pais e mães dos abrigados. 

2
Servidores da FPE recebem informações sobre como tratar do assunto com abrigados

 

O presidente da FPE, José Luiz Barbosa, também, destacou o trabalho dos servidores e a dedicação deles aos abrigados. “São crianças, muitas delas, vítimas de violência doméstica e que precisam de uma atenção especial”, ressaltou. 

3
Presidente da FPE José Luiz Barbosa

A representante da direção de qualificação profissional da FPE, Gabriela Veríssimo, defendeu a importância de uma educação contra a violência de gênero desde os primeiros anos de vida. “Que nenhuma menina se cale diante de uma agressão” sugeriu. 

Pelo Centro Estadual de Referencia da Mulher “Vânia Araújo Machado” participaram da Roda de Conversa a coordenadora, assistente social Márcia Costa, e a advogada Carolina Rodrigues. Pelo Departamento de Políticas para as Mulheres/SDSTJDH, participaram Isabel Kremer, Rosangela Dorneles e Amanda Vieira. 

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos